segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Livro do Desassossego

Hoje, para sentir-me "grande" e atingir horizontes não calculáveis, vou somente transcrever textos de Fernando Pessoa - no momento criativo do seu heterônimo Bernardo Soares - textos estes publicados no instigante Livro do Desassossego .

Sento-me à porta e embebo meus olhos e ouvidos nas cores e nos sons da paisagem e canto lento, para mim só, vagos cantos que componho enquanto espero.
Para t0d0s nós descerá a n0ite e chegará a diligência. G0z0 a brisa que me dã0 e a alma que me deram para g0zá- la, e nã0 interr0g0 mais, nem pr0cur0. Se 0 que deixar escrit0 n0 livr0 d0s viajantes puder, relid0 um dia p0r 0utr0s, entretê-l0s também na passagem, será bem. Se nã0 0 lerem, nem se entretiverem, será bem também .


********************************

Se escrev0 0 que sint0 é p0rque assim diminu0 a febre de sentir, 0 que c0nfess0 nã0 tem imp0rtância.
Faç0 paisagens c0m 0 que sint0.

***************************

Verific0 que, tantas vezes alegre, tantas vezes c0ntente , est0u sempre triste.

***************************

Aqui 0 que, crei0, pr0duz em mim 0 sentiment0 pr0fund0 em que viv0, de inc0ngruência c0m 0s 0utr0s , é que a mai0ria pensa c0m a sensibilidade e eu sint0 c0m 0 pensament0

****************************************

É d0ming0 e nã0 tenh0 que fazer.
Nem s0nhar me apetece de tã0 bem que está 0 dia.
G0z0-0 c0m uma sinceridade de sentid0s a que a inteligência nã0 se aband0na.

*****************************

Sint0-me velh0 só para ter 0 prazer de me sentir rejuvenescer.

*********************************************

São muito ricos, na palavra de Fernando Pessoa, os pensamentos reveladores dos desassossegos que costumam alimentar os sentimentos das pessoas comuns e das especiais...Alguns são deveras fortemente pessimistas, mas hoje não me interessa reproduzí-los.

Um forte abraço para todos!

Nenhum comentário: